Olá! Para quem já me estava a chamar criança e a dizer que o meu passatempo preferido era jogar à macaca por causa do último texto sobre os desenhos animados, só tenho uma palavra para vos dizer: idosos!
Não, não vos estou a chamar nomes. Simplesmente vou fazer um texto sobre idosos. Assim posso dizer que o meu blog é para todas as idades ou como dizem os próprios idosos: dos 8 aos 80.
Pois bem, digo desde já que não gosto da maneira como os mais novos tratam os idosos. Não estou a falar da vontade imensa dos filhos colocarem os pais num lar ou dos netos pedirem 27548 brinquedos diferentes todos os dias. É sim o de algumas pessoas chegarem ao pé de uma velha e fazerem sempre a mesma questão 'Desculpe estar a perguntar mas que idade tem? O quê, 86? Olhe que está muito bem conservada!' Agora eu pergunto: mas para que é isto?! é mesmo preciso dizer à velhota que ela está ao nível de umas sardinhas ou ervilhas enlatadas?! Ainda por cima esses frascos enlatados têm pelo menos uns três anos de validade e é mau estar a dar essas esperanças à pobre da velha.
Mas nem tudo é mau. Por exemplo, gosto imenso da maneira como os idosos fazem as suas rotinas diárias. Aliás, gosto tanto que até vou meter aqui os dez mandamentos na rotina de um idoso. Então:
1º Acordar e encontrar a placa dos dentes
2º Comer Nestum
3º Esperar que chegue a hora de almoço.
4º Almoçar
5º Tomar os comprimidos que deviam ter sido tomados antes de almoço.
6º Ir para o café ler o jornal e fazer uma piada sobre o bigode do proprietário
7º Jogar ao dominó no banco do jardim com os amigos idosos
8º Jantar às 18h30 (se não houver jantar, comer Nestum outra vez)
9º Ir novamente para o café ver o jogo do Benfica ou jogar à sueca. Quem perde paga as minis.
10º Voltar a casa, tirar e arrumar a placa dos dentes e dormir
Pronto, e era só isto.
Ah, hoje para me despedir vou lançar o meu próprio provérbio para todos os idosos do mundo: 'Mais vale uma placa na mão do que duas a voar'
Agora é que é mesmo tudo.
Até à próxima!
Sem comentários:
Enviar um comentário